Seguidores

terça-feira, 8 de janeiro de 2013



                              doenças e tratamentos

            Os canários, como qualquer ser vivo, estão expostos a doenças; no entanto, se forem bem tratados não são especialmente sensíveis a elas. Geralmente as doenças levam mais tempo a evoluir do que a curar. Os canários mais velhos e os muito jovens são os que estão mais expostos a doenças na altura da mudança das penas. Mais do que em qualquer outro período; deverão evitar-se as correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura. Devem manter-se de preferência a uma temperatura mais baixa e uniforme. Na Primavera, ao começarem a comer vegetais, devem ser igualmente objecto de particulares cuidados.
            Os sintomas exteriores de doença são os seguintes: o pássaro perde a sua vivacidade, fica muito quieto, como que inchado, com as penas abertas e os olhos sem brilho. Também uma gordura ou magreza excessivas, o abdómen muito encolhido ou distendido, as penas do pescoço sujas ou as narinas a supurar são sintomas certos de doença. Um pássaro doente assenta sempre nas duas pernas quando dorme, enquanto um pássaro saudável apenas dorme sobre uma. Se um pássaro estiver a dormir sobre as duas pernas, pode considerar-se como um primeiro aviso pois trata-se de um sintoma que aparece sempre antes de os outros se manifestarem. Uma excepção constituem os pássaros ao sair dos ninhos, que nos primeiros tempos dormem sempre descansando sobre as duas pernas.
            Os pássaros doentes devem ser isolados imediatamente. As gaiolas devem ser desinfectadas e cuidadosamente limpas. Na prática, é muito difícil dizer com segurança qual a doença de que o pássaro sofre. Os sintomas de cerca de 30 doenças diferentes são mais ou menos os mesmos, tornando-se assim difícil a sua definição. O tratamento terá portanto de ser geral. Um pássaro doente deverá ter tratamento imediato, mesmo que apenas se notem sintomas insignificantes. O ataque rápido à doença pode muitas vezes salvar a sua vida, que em muitos casos 24 horas depois estaria perdida.
            Um remédio universal contra as doenças dos pássaros é o calor. O pássaro doente deve ser imediatamente colocado numa gaiola de madeira, pequena, com uma placa de vidro na parte da frente. A gaiola pode ser aquecida, por exemplo, utilizando uma lâmpada ou uma resistência eléctrica.
            Uma temperatura de 30/35 graus C será a indicada nos primeiros 3 dias, baixando-se depois gradualmente.
            O calor e um preparado antibiótico – Aureomicina ou Terramicina – são em muitos casos a cura mais fácil. Põe-se na água de beber cerca de 1 cápsula de 50 mg. de um destes antibióticos para 1/2 litro de água. Repete-se este tratamento durante três dias seguidos, voltando a repetir-se passados dois dias, se não houver melhoras.
            Os antibióticos também podem ser utilizados para combater doenças contagiosas. Os pássaros não deverão ter outra água para beber enquanto estiverem sob tratamento. Os pássaros que estão sujeitos a tratamento antibiótico deverão, nesse período, ter um suplemento de vitaminas, dado que os antibióticos destroem a flora bacteriológica dos intestinos.  

            *  Doenças mais importantes

Ácaros
            Frequentemente, os ácaros aparecem ao adquirir novas instalações ou em aviários livres devido ás aves silvestres que se sentam em cima dos aviários. As aves afectadas com ácaros, ficam inquietas, mexem nas penas e mostram uma debilidade geral.
            Tratamento: consiste na utilização de insecticidas. Cuidado, não pulverizar as mucosas das aves e impedir a inspiração do remédio. Manter a ave durante alguns dias numa gaiola sem ácaros. Pulverizar a gaiola ou os aviários antigos com insecticidas, deixar actuar durante alguns dias e lavar tudo. 

Anemia

            A ave apresenta o bico, as penas e os muito pálidos, descorados, tem falta de apetite e apresenta um emagrecimento muito acentuado.
            Causas: falta de glóbulos vermelhos provocada por uma deficiente alimentação, carências de vitaminas, por contágio de algum parasita, ou falta de espaço para o seu exercício.
            Tratamento: acrescentar à dieta papa de ovo, verduras e um complexo vitamínico e limpar bem as sementes.
                                                                                                                                                                                                       

Artrite ou reumatismo

            Constata-se esta doença pelo inchaço das articulações da ave, principalmente nas asas e nas patas, procurando a ave mais o fundo da gaiola.
             Causas: hereditariedade, local húmido ou deficiente alimentação.
            Tratamento: lavar as zonas doridas e inchadas com um desinfectante próprio diluído em água tépida, aplicar de seguida pomada própria para estes casos. Fornecer verduras


 Asma

            O canário tem dificuldade na respiração, fica muito cansado ao menor esforço, bebe muita água e perde lentamente o apetite.
            Causas: corrente de ar, falta de higiene nas instalações, poeiras nas sementes e local onde se encontra ser húmido.
           Tratamento: aplicar produto farmacêutico próprio, dar espaço suficiente à ave para que possa fazer exercício, manter a ave num lugar aquecido e de temperatura constante, retirar as sementes gordas e aumentar os vegetais.


Bronquite 

            A ave perde o apetite, narinas obstruídas, bico aberto, rouquidão e catarro, a ave não canta e fica agitada.
            Causas: correntes de ar, aves em local de ar não renovado, bruscas mudanças de temperaturas.
            Tratamento: colocar a ave separada numa temperatura de 30C e administrar antibióticos e vitaminas A e D.

 Coccidiose

            A coccidiose representa uma constante ameaça às criações de aves de produção, assim como também pode afectar a criação de pássaros que vivem em cativeiro tais como canários, periquitos, etc. Eimeria e Isospora são as grandes responsáveis por esta protozoose que ao se instalar numa criação pode levar a grandes perdas, daí a sua importância económica.
Aves mal alimentadas, submetidas a "stress", e aquelas que recebem rações pobres em nutrientes essenciais tais como a vitamina A e proteínas, são mais facilmente vítimas desta doença. A coccidiose  instala-se preferencialmente no intestino, porém existe a forma renal que se manifesta em gansos, por exemplo.
            A transmissão da doença dá-se através de oocitos que são eliminados com as fezes e a urina, e ao contaminar os alimentos, a água, e o meio ambiente, disseminam a coccidiose no plantel. Ao  instalar-se na parede do intestino, Eimeria e Isospora causam lesões que serão responsáveis por danos à saúde da ave, ao dificultar a absorção dos nutrientes.
            Os sintomas da coccidiose são: penas arrepiadas, sonolência, perda do apetite, diarreia de coloração variando do esbranquiçado ao vermelho (sanguinolenta), fraqueza, palidez na coloração da pele, magreza, problemas na reprodução com aumento na mortalidade dos filhotes etc.
            O diagnóstico da doença pode ser feito facilmente através do exame de fezes preferencialmente colhidas durante vários dias e conservadas em MIF ou outro conservador adequado para fezes. A necropsia das aves mortas pela doença também é outra forma de diagnóstico, permitindo um exame mais detalhado face à gravidade dos danos causados pelo parasita na parede intestinal.
            O tratamento é feito através da administração de medicamentos denominados de coccidiostáticos ou coccidicidas adicionados à ração ou à água do bebedouro. A indústria farmacêutica dispõe de vários produtos para prevenir e curar a coccidiose, e amplos estudos vem sendo realizados nessa área, face a importância económica que ela representa. Um dos grandes problemas enfrentados pelos pesquisadores é a grande resistência que Eimeria e Isospora desenvolvem aos medicamentos, transformando este assunto em fascinante motivo de pesquisa.
            A prevenção da coccidiose está ligada aos cuidados gerais de higiene na criação, alimentação bem balanceada, água de boa qualidade, regras de manejo adequado ao tipo de criação, cuidados com o manuseio das aves doentes, exames periódicos de fezes e realização de exames laboratoriais no caso de morte no plantel. Finalmente lembramos que ninguém melhor que o médico-veterinário para orientar no tratamento preventivo ou curativo da coccidiose.


Colibacilose

            A Colibacilose é uma doença provocada por um agente bacteriano com numerosas variedades, algumas sem causar um mal maior, pois convivem normalmente nos intestinos das aves e de outros patogenias, e que também são resistentes aos antibióticos comuns vendidos na maioria das lojas agropecuárias. O sintoma apresentado tanto nos jovens como nos adultos é uma diarreia frequente e mal cheirosa. As penas das fêmeas podem se apresentar molhadas devido à diarreia dos filhotes. Os filhotes falecem entre o 4 e 10 dia de vida. O animal deve então ser levado a um profissional Médico-Veterinário, especialista em aves de cativeiro urbano, para que se faça exames laboratoriais específicos para confirmar o diagnóstico e também individualizar os antibióticos mais indicados para a cura da doença, pois existem medicamentos que só agem nos intestinos e outros, em todo o organismo.
            O tratamento dura em média uns 10 dias, sendo que devemos completar o tratamento com um bom e específico complexo vitamínico após esse período.


Diarreia

            A ave evacua constantemente, as fezes são líquidas e o seu abdómen apresenta uma cor avermelhada.
            Causas: falta de higiene nas instalações, ou uma alimentação imprópria.
            Tratamento: isolamento da ave para um ambiente aquecido, eventualmente raios infravermelhos, chá preto, pó de carvão doce. Caso não melhore com o atrás descrito, associar um antibiótico (Terramicina ou Aureomicina), aplicar a vitamina C, retirar as verduras e sementes negras, dando apenas alpista até ao restabelecimento total da ave

   
Muda anormal

            A ave muda de penas fora de tempo, irregularidade na formação das penas ou quedas contínuas.
           Causas:identificar e sanar o problema que pode ser: Mudanças bruscas de temperatura; excesso de calor ou frio; local muito húmido ou muito seco; correntes de ar; mudança de alimentação; Stress; baixa luminosidade durante o dia; excesso de luminosidade artificial.
           Tratamento:identificada a causa, administrar boa papa enriquecida com vitaminas e minerais diariamente.

 
Proventriculite

            A Proventriculite, inflamação do papo causada por fungos, é encontrada com grande facilidade nos passiformes, principalmente nos canários de cativeiro urbano, provocando uma altíssima mortalidade nos jovens, em torno de 100%, normalmente entre 8 e o 9 dia de vida.
            O tratamento necessita de acompanhamento veterinário para a escolha do melhor medicamento e sua toxicidade. Nos adultos não tem apresentado sintomas, só sendo grave nos jovens. No exame de necropsia, eles apresentam o Proventrículo cheio de alimentos não digeridos, na mucosa interna do órgão, uma secreção esbranquiçada que normalmente se encontra contaminada por infecções secundárias bacterianas.


Salmonelose

            A Salmonelose é provocada por um grupo de numerosas espécies de bactérias que atingem todas as aves, principalmente os passiformes. Não existem sintomas específicos, mas sim aqueles normalmente individualizados nos pássaros doentes. Vamos observar a plumagem fofa, asas caídas, olhos semi-fechados e uma dificuldade respiratória. O indicado é levar o animal até um profissional Médico-Veterinário, especialista em aves de gaiola, para que com o auxílio de exames complementares, possa-se definir a doença e inclusive o tratamento mais apropriado, o que facilita em muito a cura dos animais. Os jovens atingidos se apresentam com o abdómen edemaciado e inflamado, fezes mal cheirosas e líquidas que muitas vezes aderem à cloaca. A doença é mais comum nos adultos do que nos jovens. Na forma aguda, a morte pode ocorrer de 1 a 4 dias. Devido ao excesso de uratos, as fezes diarreicas são esbranquiçadas.
            Tratamento: o proprietário deve ter uma higiene pessoal muito boa e uma desinfecção do ambiente bem rígida, pois se trata de uma Zoonose, isto é, doença comum ao homem e ao animal. Em animais necropsiados, observou-se muitas lesões nos órgãos internos, tais como: pulmões, rins, fígado e outro.


Stress

            A ave com stress ave fica assustada, sonolenta, abatida, alimentação imprópria ou excesso de antibióticos
            Causas: sustos, barulhos repentinos no criadouro, etc. 
           Tratamento: administrar vitaminas, eliminar os barulhos, as causas de fadiga, alimentação insuficiente, mudanças de temperaturas e excesso de parasitas.